quarta-feira, 28 de julho de 2010

Redes Sociais Corporativas

Antes de falar de redes sociais corporativas, se faz necessário saber a definição das redes sociais. O que são elas? Essas redes são relações entre os indivíduos na comunicação por computador. O que também pode ser chamado de interação social, cujo objetivo é buscar conectar pessoas e proporcionar comunicação. Hoje, existem centenas de redes sociais espalhadas pelo mundo. Inclusive, empresas já estão usando essas redes como ferramentas de marketing para se relacionar com clientes, lançar produtos, apaziguar reclamações. Um vídeo no YouTube mostra em números o quão assustadores são as redes sociais .

Mas é só para conversar mesmo? Alguma outra utilidade dessas redes? Sim. Ferramenta de RH ou como ferramenta de interação entre colaboradores, são dois exemplos, gerando mais aproximação entre pessoas e principalmente gerando compartilhamento de conhecimento e idéias. Empresas como Coca-Cola e Oi têm ferramentas para a criação de blogs e páginas pessoais, tipo Orkut, penduradas em suas intranets. André Araújo, Gerente de Negócios do C.E.S.A.R, se perguntou uma ver porque deveria ter um Orkut na sua empresa? No C.E.S.A.R, toda a interação entre as centenas de colaboradores, as dezenas de projetos e as várias áreas dentro da organização é feita em sua rede social, o AM.I.G.O.S. Dentro desse ambiente, de forma controlada e ao mesmo tempo espontânea, forma-se conhecimento coletivo, cultura organizacional e permite à organização uma representação mensurável da estrutura informal de poder e de fluxo de informação dentro de sua estrutura.

Um estudo conduzido pela consultoria IDC, feito com 2.400 funcionários de 17 países, mostrou que 16% são jovens hiperativos que usam celular com câmera, telefonia sobre IP e redes sociais. E em cinco anos, eles serão 36% da força de trabalho. Esses jovens não separam a vida pessoal da profissional. Uma rede social interna, teoricamente, poderia ajudá-los na produtividade.

Listo a seguir, algumas razões para implantar redes sociais corporativas numa empresa:
  • Elas mostram quem lidera a disseminação da informação: os colaboradores!
  • Elas mostram quem forma a opinião: líderes!
  • Elas geram, perpetuam e despersonalizam conhecimento - tudo, inclusive o processo de aprendizado, fica na rede (na organização);
  • Elas geram identificação entre as pessoas e a organização: comprometimento;
  • Elas são uma construção contínua da memória institucional;
  • Trata-se de uma inovação dentro das organizações, uma nova forma de comunicação coerente com as novas formas de comunicação mundial.

Fontes:
- http://www.papodeempreendedor.com.br/recursos-humanos/empresas-usam-rede-social-tipo-orkut-como-ferramenta-de-rh/
- http://bloginovacao.cesar.org.br/?p=4
- http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/