quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Fotos panorâmicas... "tudo é software!"



Existem atualmente diversas câmeras fotográficas digitais que permites tirar fotos panorâmicas e em 360 graus. Se você não tem uma dessas, não se preocupe! Deixe que o software faça! Baixe o Panorama Maker (pago) ou o Microsoft Photosynth (gratuito). O próprio software identifica os pontos de referência para realizar a montagem das fotos.

O Panorama Maker é fantástico. Além de ter um bom (não é perfeito) reconhecimento de pontos referenciais, ele possibilita você ajustar os referenciais ponto a ponto e também permite exportar para várias extensões. Achei muito legal! Já a ferramenta da Microsoft, não obtive um resultado satisfatório: seu propósito é alimentar o Bing, logo não encontrei uma forma de exportar a sincronização para uma imagem única. Outro detalhe: ele não foi tão inteligente para fazer a sincronização de três fotos que tirei. Fiz várias tentativas, e confesso que obtive um bom resultado com o Panorama Maker.

Sites interessantes sobre fotos panorâmicas:

Afinal, quais benefícios são obtidos com o SOLID?

Não se trata de um padrão. É um fundamento da orientação a objetos.  Os princípios SOLID devem ser aplicados para se obter os benefícios da ...