quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

CIn-UFPE é pioneiro em cursos no formato de Residência em Software



Surgidos no Centro de Informática da UFPE, os cursos de Residência tornaram-se referência para diversas instituições


O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) destaca-se por suas iniciativas inovadoras em ensino, pesquisa, extensão e cooperação. Com valores sólidos baseados na relevância, referência, irreverência e liderança, o CIn-UFPE está constantemente na vanguarda de práticas que transformam o ecossistema de tecnologia da informação do estado e do país.

Neste sentido, há quase 20 anos, em 2002, o Centro de Informática lançava o seu primeiro curso de Residência em Software em parceria com a Motorola, inaugurando o conceito de curso de imersão, que hoje é referência e aplicado em diversas instituições de ensino e inovação.

Desenvolvidos no CIn-UFPE, os cursos de residência funcionam unindo teoria e prática para um ensino completo e imersivo. Inspirado na residência médica, os alunos assistem aulas em um turno e no outro trabalham resolvendo problemas reais de empresas parceiras, gerando soluções numa parceria em que todos ganham. Para que seja possível a dedicação exclusiva ao programa, os alunos recebem uma bolsa de estudos.


Hoje, o CIn-UFPE conta com cinco programas de residência ativos:
 

  • Engenharia de Software com foco em testes, em parceria com a Motorola;
  • Robótica, em parceria com a Softex;
  • Engenharia de Software, em parceria com a Emprel;
  • Inteligência Artificial com foco em Visão Computacional, em parceria com a Samsung-SiDi;
  • Inteligência Artificial com foco em Engenharia e Ciência de Dados, em parceria com a Samsung-SiDi.


Todos os cursos de residência do CIn-UFPE têm validade de uma pós-graduação lato sensu, especialização, e seguem o modelo de Residência em Software ganhador do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo MCT/SEPIN/PBQP-SW. O seu objetivo principal é incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização.

Referência: com o sucesso dos programas, diversas instituições de ensino e inovação adotaram o formato de residência para a formação de profissionais altamente qualificados. Hoje, o CESAR, o Porto Digital, a Avanade, o Governo de PE, a Qualiti/Pitang, são algumas instituições que apostam no modelo que surgiu no Centro de Informática e que até hoje forma uma mão-de-obra especializada que traz excelentes profissionais para as empresas e para a região.


Fonte: Assessoria de Comunicação do CIn - UFPE

Você sabe o que é Lottie no que diz respeito ao mundo das aplicações para Windows?

Lottie-Windows is a library for rendering Adobe AfterEffects animations natively in your applications. This project adds Windows to the Lot...