terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Livro "A menina do vale - Como o empreendedorismo pode mudar sua vida"

"A menina do vale" se trata de um livro com conteúdo bastante compilado em poucas páginas (de texto efetivamente), design muito legal e textos bem fáceis de ler, a ponto de você terminar o livro em menos de 2 horas. Ela consegue externar sentimentos e pedaços de experiências/vivências de situações relacionadas ao mundo do empreendedorismo, principalmente no contexto das startups, que vivenciou no Vale do Silício. Ela até dá algumas lições muito interessantes para o contexto profissional, já que passou por muitas empresas e equipes de empresas de grande porte.

Registro aqui minha recomendação, não apenas pela abordagem específica, mas sim pela iniciativa em compartilhar aprendizados que muitos empreendedores iriam esconder. Isso mostra que a vida é um constante aprendizado e que algo que é novidade hoje, amanhã se torna obsoleto, justificando assim que aprender dia após dia, com muita humildade, é o grande segredo do sucesso das startups.

primeira versão do livro, mais curta que a versão impressa, é gratuita e distribuída exclusivamente via arquivo PDF. Foi através do excelente feedback que teve dos leitores desta primeira versão, que ela aprimorou o projeto e lançou o livro.

Algumas das tantas frases interessantes do livro:


"As empresas que alcançam o sucesso não são as que criam rapidamente o produto que planejaram. São que as que aprendem o mais rápido possível."

"Não tenha medo de pensar de modo diferente ou iniciar os próprios projetos. Comece agora, não espere alguém lhe pedir algo."

"Busque soluções para os problemas. Se estiver preparado para melhorar a situação de todos da equipe, você será muito respeitado e começará a construir uma ótima reputação."


"Não tenha medo de simplificar. Complexidade pode travar projetos."

"A humildade é uma das virtudes mais importantes que alguém pode ter. Independentemente de quanto já se conquistou nesta vida, sempre há muito o que aprender. Além disso, a qualquer momento você pode ser surpreendido. Não faz sentido achar que é superior aos outros. Ser humilde significar ser honesto consigo mesmo. Significa ser consciente de que você sempre pode melhorar e tirar o máximo proveito de cada uma das suas experiências. A humildade traz crescimento. A arrogância, atraso."

Links interessantes mencionados no livro

http://www.startups.ig.com.br
http://www.webholic.com.br
http://www.inovacaoenegocios.com
http://www.startupeando.com.br
http://www.bizrevolution.com.br
http://www.opulodogato.org
http://www.aceleradora.net/blog
http://www.becocomsaida.blog.br/
http://www.endeavor.org.br
http://www.tribodomouse.com.br
http://www.saiadolugar.com.br
http://www.youtube.com/user/maninthearenatv
http://www.youtube.com/user/geracaodevalor
http://www.youtube.com/user/brasileirosnovale


Você sabe o que é Lottie no que diz respeito ao mundo das aplicações para Windows?

Lottie-Windows is a library for rendering Adobe AfterEffects animations natively in your applications. This project adds Windows to the Lot...