sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Sérgio Cavalcante, CEO do C.E.S.A.R., indica 10 apps para baixar já no seu iPhone, iPad ou Android


Sérgio Cavalcante, CEO do C.E.S.A.R. Labs, um dos maiores centros de inovação do país, listou seus apps prediletos para o site EXAME.com. Para ler a matéria original, clique aqui. Abaixo segue o resumo.

Yammer
Disponível em: iOS e Android
Preço: Gratuito
Yammer é uma empresa que desenvolve redes sociais para empresas. Propriedade da Microsoft desde 2012, o serviço é utilizado como uma ferramenta de comunicação interna e que conta com apps móveis para iOS e Android. “No C.E.S.A.R., lidamos com novos produtos e serviços, portanto, não podemos vazar nenhuma informação”, explicou. Por este motivo, continuou Cavalcante, o Yammer é a rede social escolhida para a troca de informações dentro da empresa. O download do app é gratuito, mas a implementação do Yammer em uma empresa está sujeita a diferentes preços e planos. Há desde opções gratuitas e também pagas, como, por exemplo, um pacote que cobra até 8 dólares mensais por usuário cadastrado.

TED
Disponível em: iOS e Android. Preço: Gratuito
Bastante conhecido do público geral, o app da organização TED é mais um na lista de Cavalcante. As palestras organizadas pela entidade sempre contam com importantes personalidades, especialmente no que diz respeito ao mundo da tecnologia e da ciência. “Não tenho o que comentar sobre este app, as palestras são excelentes”, explicou Cavalcante. Com o app, é possível buscar no banco de dados todas as palestras já realizadas e assisti-las. Além disso, permite ainda o download dos vídeos para que sejam vistos mesmo sem acesso a internet.

MiCoach
Disponível em: iOS e Android. Preço: Gratuito
Corredor assumido, Cavalcante incluiu a sua lista de apps favoritos o MiCoach. Desenvolvido pela Adidas, o app monitora e gerencia a atividade física do usuário. “Ajusto meu peso, altura e saio correndo”, brincou o engenheiro. Ao fim do treino, o app informa o consumo de calorias, quantos quilômetros foram percorridos e também produz um gráfico do desempenho.

DaTuner
Disponível em: Android. Preço: Gratuito
O DaTuner é um aplicativo que se propõe a transformar smartphones em afinadores para instrumentos musicais. Com ele, o usuário pode acertar a afinação de seu violão, baixo, piano e até saxofone.
“Uso para afinar o meu violão”, disse Cavalcante. “A cada corda tocada, o app informa se o instrumento está acima ou abaixo da frequência correta. Facilita muito”, explicou.

LookOut
Disponível em: iOS e Android. Preço: Gratuito
Uma das maiores dores de cabeça do mundo moderno é quando se tem o smartphone roubado ou perdido. Dezenas de contatos, fotos e vídeos perdidos, fora os dados pessoais armazenados no aparelho. Há, contudo, opções de apps que podem ajudá-lo a minimizar as perdas. E, para Cavalcante, o melhor deles é o LookOut. O app pode rodar de forma secreta, o que impossibilita que seja desativado por alguém que não seja o dono do aparelho, e permite ainda o rastreamento do smartphone. “Caso tenha o meu aparelho roubado, posso acessá-lo de qualquer outro smartphone e solicitar, por exemplo, que o app capture uma foto do que está vendo naquele momento”, explicou. Além disso, o LookOut também assume o papel de antivírus e faz o backup das informações registradas.

Waze
Disponível em: iOS e Android. Preço: Gratuito
O app Waze tem como objetivo ajudar aos seus usuários no encontro de melhores rotas de trânsito. Para isso, conta com ferramentas interessantes que informam a todos sobre as condições das ruas e do trânsito local. Além disso, permite a troca de mensagens entre usuários, assim, todos ficam sabendo quando, por exemplo, há algum acidente que possa justificar a lentidão do trecho a ser percorrido.
“Hoje em dia, considero o Waze fundamental, especialmente com o nível de mobilidade urbana no Brasil, que é crítico”, considerou. “Com ele, sei se o caminho está aberto ou fechado e se há muito transito ou não”, explicou.

Flipboard
Disponível em: iOS e Android. Preço: Gratuito
O FlipBoard é um app que agrega notícias de acordo com o gosto do seu usuário. Com ele, é possível organizar artigos para que sejam lidos depois e ainda monitorar a sua atividade nas principais rede sociais.
Um dos destaques do app é o fato de apostar no uso de belas imagens e seu design elegante, fatores que contribuem para uma experiência intuitiva de leitura. “O app tem uma atualização constante, então, você fica sabendo tudo o que está acontecendo de maneira muito rápida”, explicou Cavalcante

WhatsApp
Disponível em: iPhone e Android. Preço: 0,99 dólar na App Store e gratuito na Google Play
Muito popular entre usuários de smartphones, o WhatsApp é mais um indicado por Cavalcante. O serviço usa a rede de dados e Wi-Fi do aparelho para enviar mensagens, vídeos e imagens no ambiente do app.
“Ele facilita muito o envio de mensagens, pois é possível criar listas e grupos de conversa. A comunicação fica mais rica e fácil, além de rápida, é claro”, recomendou o engenheiro

Skype
Disponível em: iOS e Android. Preço: Gratuito
Outro app muito popular que Cavalcante incluiu a sua lista de apps favoritos é o Skype. Segundo ele, o serviço de chamadas tem duas vantagens. A primeira é a segurança das informações trocadas através do Skype, que usa criptografia para proteger os dados. Já a segunda é o fato de poder ser usado fora do país para a realização de ligações através da conexão de internet, diminuindo assim, os custos em viagens internacionais. Vale lembrar que, apesar do app ser gratuito e possibilitar a realização de chamadas gratuitas através da internet, o uso do app consome o pacote de dados do usuário. Portanto, vale a pena prestar atenção para que não seja ultrapassada a cota mensal do pacote, o que pode significar uma conta de telefone ainda mais alta no fim do mês.

PE no Carnaval
Disponível em: iOS e Android. Preço: Gratuito
Quem estiver na região de Recife e Olinda não pode deixar de baixar outra sugestão de Cavalcante: um app que reúne todas as informações sobre a programação do Carnaval 2013 em Pernambuco.
Segundo o engenheiro, o app é uma boa ajuda para os foliões que vem para Pernambuco. “O Carnaval em PE é muito pulverizado e sempre há muita coisa acontecendo. Portanto, para pegar todas as novidades, este app é fundamental”, recomendou.

Você sabe o que é Lottie no que diz respeito ao mundo das aplicações para Windows?

Lottie-Windows is a library for rendering Adobe AfterEffects animations natively in your applications. This project adds Windows to the Lot...